Como fazer a bateria do celular durar mais .

Spread the love

 Quando o assunto é bateria de celular surgem varias duvidas ,quanto tempo dura a bateria ? Pode usar o celular carregando? o que é bateria de lítio? O que é ciclo da bateria ? Essas e outras duvidas vamos te responder e tentar explicar da melhor maneira possível e dar dicas como carregar da maneira correta para que você use da melhor maneira possível.

O que é bateria de lítio ?

A primeira bateria de lítio começou com G.N. Lewis em 1912, mas somente a partir de 1970 as primeiras baterias de lítio ficaram disponíveis comercialmente. Nos últimos doze anos é a bateria mais usada nos dispositivos ,pois é a mais barata e tem melhor durabilidade ,não vamos entrar muito nos detalhes mas falando grosseiramente seu funcionamento é basicamente de reação química de íons de lítio para serem transportados quando carrega e descarrega, toda vez que colocamos para carregar acontece uma reação química e quando descarregamos acontece ao contraio , e esse processo chamamos de ciclos .

Ciclos da bateria.

Toda vez que colocamos o celular para carregar usamos um ciclo ou parte dele ,um ciclo seria usar a bateria de 0 a 100% , ou seja se você colocar para carregar o seu celular com 50% de bateria você está usando meio ciclo ,pois carregará mais 50% para chegar a carga completa .Segundo uma pesquisa realizada pelo site Battery University uma bateria realiza entre 300 e 500 ciclos por ano ,esse estudo não é conclusivo mas você já deve ter notado que depois de 1 ano há 1 ano e meio o celular começa a ter um carregamento mais lento ou a bateria começa a durar menos .Existem aplicativos que você pode instalar no seu celular e contar as quantidades de ciclos como o Charge Cycle Battery Stats e o BatteryCycle  ,isso ajuda para ter um controle melhor ,convenhamos que é muito difícil uma pessoa carregar tanto o celular assim durante 1 ano ,ainda mais porque ninguém costuma sempre colocar para carregar com 0% de bateria formando um ciclo completo toda vez que for colocar o celular na tomada .Todos nós sabemos que tudo tem vida útil e essas baterias de lítio também tem, na teoria era pra durar pra sempre mas devido ao envelhecimento e o aquecimento o uso de carregadores inadequados, esse entre outros fatores interferem na durabilidade da bateria do seu smartphone .

O íon de lítio sofre estresse quando exposto ao calor, assim como manter o celular em alta tensão de carga. Uma bateria que permaneça acima de 30°C (86°F) é considerada temperatura elevada e, para a maioria dos íons de lítio, uma tensão acima de 4,10V/célula é considerada alta tensão . Expor a bateria a altas temperaturas e permanecer com carga total por um longo tempo pode ser mais estressante do que andar de bicicleta. A Tabela  demonstra a perda de capacidade em função da temperatura e do SoC.

Como fazer a bateria do celular durar mais.

10 DICAS

Como foi dito nessa artigo a bateria é feita de ciclos e a primeira dica é:

  1. Evite realizar o carregamento completo (de 0% a 100%); é melhor realizar o carregamento de 25% a 100%.
  2. Evitar aplicativos que consomem muita bateria ,isso faria você viver com seu celular na tomada.
  3. Use modo economia de bateria ,isso diminui o trabalho do processador e reduz processamento em segundo plano ,o ideal é programar para ativar a uma certa porcentagem de carga ,com isso seu celular demoraria mais pra descarregar.
  4. Evite jogar ou usar muito o celular durante o carregamento ,pois isso aquece e agora sabemos que o aquecimento é um grande vilão de nossas baterias.
  5. Evite colocar para carregar debaixo de travesseiro pois mais uma vez ira aquecer.
  6. Evite carregadores inadequado ou paralelo ,além de aquecer a bateria , os carregadores paralelos podem ser muito perigosos e causar acidentes fatais como incêndio .
  7. Evite cargas desnecessárias, temos essa mania de entrar no carro ou chegar em casa e já jogar o celular na tomada né.
  8. Use modo escuro pelo menos durante a noite ,isso além de ajudar na saúde da suas vistas também economiza bateria.
  9. Reduza o brilho ,nem sempre é necessário usar o smartphone com o brilho no máximo, isso também economiza bastante.
  10. Reduza notificações e vibrações todo tempo ,nem toda notificação é necessária .

Agora sabemos que o grande vilão da bateria é o aquecimento e também que o processo de carregamento é feito por ciclos ,realizando pelo menos metade das dicas mencionadas ajudará significativamente na vida útil da sua bateria .Esperamos muito ter esclarecido bastante e tirado as duvidas, afinal uma bateria original não é barato e ninguém quer que nosso smartphone nos abandone no momento que mais precisamos ,na rua por exemplo ,viver com o celular na tomada também não é legal.

STEAM DECK NÃO LIGA

yuzu para Android 10 no Odin pro

STEAM DECK OLED GANHA TITULO DE MELHOR CONSOLE PORTATIL DE 2023

como colocar no modo Desktop sem sair do modo gaming


Spread the love

4 thoughts on “Como fazer a bateria do celular durar mais .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *